terça-feira, maio 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEsporteCapoeiraA ORIGEM DA CAPOEIRA

A ORIGEM DA CAPOEIRA

O intermédio das manifestações culturais de melodia, música, canção, dança, luta e religião, que se fundam por meio das objetivações cotidianas.

A arte capoeira é uma prática de resistência, é uma luta de libertação criada pelos afro-brasileiros escravizados em meados do século XVI (1501 – 1600) no Brasil.

Consequentemente, a luta se revela no período de (1700 – 1800) século XVIII, com os descendentes afro-brasileiros, por intermédio das manifestações culturais de melodia, música, canção, dança, luta e religião, que se fundam por meio das objetivações cotidianas.A história da capoeira se inaugura com a chegada das primeiras pessoas africanas no brasil. fortalecendo assim luta de libertação criada pelos afro-brasileiros escravizados.

A Escravidão

A escravidão no Brasil foi um trágico capitulo da história da humanidade, existiu durante mais de 300 anos, milhares de indígenas, e africanos trazidos nos navios negreiros foram escravizados.

A massa de africanos que veio em 350 anos é em torno de 12 milhões de pessoas, que teriam chegado em uma proporção que não vai acontecer de novo, e nessa dimensão transportar maciçamente gente de um continente para o outro, uma transferência forçada.

O brasileiro é fundamentalmente formado pelo povo africano. Porém no período da escravidão no Brasil já existiam civilizações, a exemplo, os guaranis com história de 4 mil anos, com compreensão de si como povos.

Veja Também -> Mestre Padeiro – PROJETO IÊ VIVA, MEU MESTRE

O Tráfico dos Povos

O tráfico dos povos africanos era realizado por meio de embarcações “navios negreiros”, os negros tinham destino os campos da cana-de-açúcar, espaço destinado para exploração dos corpos.

A coroa Portuguesa era a responsável pelas embarcações, que ao chegar no Brasil não encontrou ouro “metais preciosos” de imediato, então se viram obrigados em trazer a tradição da plantação da cana-de-açúcar, de sua terra natal, tal tradição trazia consigo o escravo.

A ORIGEM DO NOME

É a partir desta realidade que nasce a luta de libertação “capoeira”, a qual foi utilizada como arma para lutar contra as opressões, explorações, escravizações da época, a contribuição indígena para a criação da luta, é a origem nominal da pratica, por ser vocábulo capoeira de origem tupi, a origem do vocábulo o tupi CAA – APUAM – ERA, traduzido por, ilha de mato já cortado, roça abandonada, mato ralo, etc. Com as saídas e fugas dos espaços acercados/confinados os escravos que teria dado origem ao jargão “foi pra capoeira”. Os escravos que fugiam eram os mais ágeis e velhos e recém-chegado ao mundo novo (Brasil Colônia).

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Populares

Comentários Recentes