segunda-feira, maio 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasEsporteJogos Escolares de Londrina 2024 definem primeiras equipes campeãs

Jogos Escolares de Londrina 2024 definem primeiras equipes campeãs

Já há vencedores no futsal feminino e basquete feminino, ambos na categoria 15 a 17 anos; várias disputas prosseguem até a próxima semana

Movimentando mais de 2 mil participantes, entre alunos e professores, os Jogos Escolares de Londrina (JELs) 2024 continuam a todo vapor nos ginásios da cidade, promovendo diversas disputas esportivas entre colégios da rede estadual e privada. O evento, iniciado no dia 8 de abril, tem programação até o dia 26 deste mês. E os primeiros times campeões já foram conhecidos e comemoraram suas conquistas.

Ao todo, são 183 equipes de 53 unidades escolares participando. Estão em disputa cinco modalidades: basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia e handebol, nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). A competição é a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2024, que reúne quatro etapas ao todo.

A equipe do Colégio Estadual Tsuru Oguido, do Jardim Santa Rita, região oeste, alcançou o título no futsal dos JELs 2024, de forma invicta, na categoria Feminino A, para atletas de 15 a 17 anos. Esta é a oitava conquista consecutiva do time nos JELs, obtida após quatro grandes goleadas e nenhum gol sofrido, finalizando com 12 pontos somados. As meninas venceram suas partidas por 14 a 0, 16 a 0, 23 a 0, e 21 a 0, somando incríveis 74 gols.

O técnico do time, Johnny Gonçalves, que também treina as equipes femininas de futebol de campo do projeto Londrina/Tsuru, destacou que esse é mais um título das garotas em nível local. A escola venceu todas as últimas edições no futsal feminino dos JELs entre 2015 e 2019, e em 2022, 2023 e 2024. Nos anos de 2020 e 2021, os campeonatos não foram realizados por conta da pandemia.

“Somos um time muito forte, de um projeto antigo e consolidado, envolvendo também o futebol de campo com alunas do mesmo colégio. E os Jogos Escolares sempre são uma etapa importante para o desenvolvimento das atletas, que têm a oportunidade de jogar contra outros colégios da cidade. Para além de um título, o mais importante é o desenvolvimento das meninas em vários aspectos, do esportivo ao escolar”, afirmou ele.

Com a conquista, agora o Colégio Tsuru Oguido está garantido no futsal feminino para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2024. “Os Jogos Escolares estão entre as maiores competições estudantis escolares da América Latina, dividida em quatro fases (municipal, regional, macrorregional e estadual). Sou suspeito para falar, porque sempre tive muito carinho e interesse pelo evento; é um momento ímpar na vida dessas meninas e uma experiência que levam para sempre. Sem contar que todas as atletas, para chegar em um alto nível, precisam ter como primeiro passo esse tipo de competição que abre portas para uma trilha de sucesso”, comentou o treinador.

Gonçalves ainda ressaltou que o Colégio Tsuru Oguido, em outra iniciativa, também mantém parceria com o Londrina Esporte Clube, desde 2019, no projeto Londrina/Tsuru, voltado para a formação de atletas e disputas oficiais do futebol feminino de campo nas categorias de base. A equipe é composta por muitas das meninas que estudam no colégio. Já foi sete vezes campeã dos Jogos Escolares do Paraná – JEPs Bom de Bola, vice-campeã paranaense Sub-17 em 2023, e ergueu o troféu da 1ª Copa Internacional de Futebol Feminino Sub-17 em março de 2024.

Basquete feminino

Já nas disputas do basquete feminino dos JELs 2024 o Colégio Estadual Newton Guimarães, localizado na área central de Londrina, ficou com o primeiro lugar na categoria A – 15 a 17 anos. Foram duas vitórias em dois jogos, vencidos pelos placares de 35 a 10 e 44 a 15, e quatro pontos somados na classificação final.

A equipe também assegurou uma vaga para disputar a edição 2024 da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs 2024). Na categoria B, para alunas de 12 a 14 anos, o Colégio Newton Guimarães avançou automaticamente para a fase regional, tendo sido a única equipe inscrita.

Os Jogos Escolares de Londrina são promovidos em conjunto pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) e Governo do Paraná, via Secretaria de Estado do Esporte.

Outras disputas

Os Jogos Escolares de Londrina (JELs) 2024 continuam até o dia 26 de abril, com disputas em vários ginásios da cidade, além do Aterro do Lago Igapó 2, que receberá os jogos de vôlei de praia da competição.

Nos próximos dias e na próxima semana serão realizadas as partidas da segunda fase e as finais do futsal masculino, categorias A e B; futsal feminino B; basquete masculino A e B; e voleibol masculino e feminino A e B.

Na reta final dos jogos, entre 23 e 25 de abril, serão realizados os jogos de vôlei de praia, tanto no masculino como no feminino (A e B).

Na modalidade handebol, as equipes inscritas já estão classificadas para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, por não terem mais adversárias inscritas. Isso abrange o masculino e feminino, categorias A e B, representados pelo Colégio Biodiversidade.

A programação, tabelas, resultados e demais informações sobre os JELs podem ser acessadas no site da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Populares

Comentários Recentes